Projeto Educacional
LUAN VITOR MACEDO SANTOS
MAYARA QUEIROZ MORASSI
MILENA EZSIAS
NATÁLIA ALVES SILVA
ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE LABORATÓRIO INVESTIGATIVO DE GRAU IV PARA QUE O ALUNO DETERMINE A MASSA ESPECÍFICA DE UM SÓLIDO UTILIZANDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA A ARGUMENTAÇÃO
São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 OBJETIVO 6 4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5 HIPÓTESES 7
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
7 METODOLOGIA 13 7.1 PROPOSTA DO PROBLEMA EXPERIMENTAL 13 7.2 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA EXPERIMENTAL 14 7.3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EXPERIMENTAIS 14 7.4 PROCURA DE UMA EXPLICAÇÃO CAUSAL 14 7.5 ESCRITA INDIVIDUAL DO RELATÓRIO 14 7.6 CRONOGRAMA DA AULA EXPERIMENTAL 15
8 CRONOGRAMA 16 REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
A estrutura do ensino apresenta um rigoroso cronograma que deve ser comprido, para que seja ensinado ao aluno diversos conceitos em um determinado período de tempo. Com isso, quase que impossibilita o professor de desenvolver uma aula que fuja dos padrões convencionais.
As aulas são preestabelecidas para que o conteúdo seja passado pelo professor, este que tem o papel fundamental de transmissor do conhecimento e o aluno absorva toda a informação fornecida sem questionar se realmente tudo é verídico ou se existem outras formas de ver ou comprovar aquela afirmação.
Alguns professores têm medo de perderem esse papel ao conceder oportunidade aos seus alunos de fazerem indagações, pois poderia surgir uma pergunta que eles não saibam responder. Tendo como reflexo, alunos que não possuem o senso argumentativo, ou seja, não sabem questionar, pensar no porque das coisas serem como são.
Uma aula bem aproveitada, não é aquela em que os alunos copiam textos e mais textos da lousa e sim quando houve interação da sala com o professor, ocorrendo o compartilhamento de informações com perguntas e respostas.