biologia
Introduçao
A mediçao da glicose e feita pela quantidade de glicose no sangue,onde altera todo o metabolismo. A glicose varia de acordo com a quantidade de carboidratos consumidos e ainda depende de alguns fatores psicológicos e fisiológicos que ocorrem no decorrer do dia. A quantidade de glicose pode cair se a insulina for liberada pelo pâncreas ou injetada por medicamentos para diabetes, através de exercícios físicos, pela ingestão de álcool e nos períodos de menstruação. A glicose também pode aumentar se a alimentação for em grande quantidade baseada em carboidrato, através do estresse já que esse libera hormônios responsáveis pelo aumento da glicose, por doenças, gravidez, utilização de anticoncepcionais e outros.
A importância da regulaçao da glicose è feita no pâncreas nas ilhotas Alfa e a Beta.Sendo que quando os niveis de glicose estao altos o pâncreas libera insulina para que seja feita a sua quebra e eliminaçao em forma de energia e quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado. Neste contexto tambèm incluimos o quadro de hipoglicemia que é mais sério, pois nosso cérebro não armazena oxigênio nem glicose e se o nível de glicose baixar muito podem ocorrer lesões cerebrais graves com sequelas, podendo causar até a morte.
Com isso atribuìmos a Diabete como uma doenças do mal do sèculo,que trata-se de uma epidemia que já atinge 350 milhões de pessoa.O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o