resenha
CURSO DE PEDAGOGIA
TURMAS PED1A, LET1A
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR: ESTEVÃO MONTI
ACADÊMICO(A):
RESENHA CRÍTICA: "FAMIGERADO"
Bibliografia:
ROSA, João Guimarães. As primeiras estórias: Famigerado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Pgs. 56-61.
DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR:
INTRODUÇÃO:
Trata-se de um conto, Famigerado, que integra o livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa. Nele é narrado o encontro entre o autor e o jagunço Damázio, quando é esclarecido o significado da palavra que dá nome ao conto. Este também é o objetivo do autor ao escrevê-lo.
Resumo:
O autor desenvolve o conto a partir das seguintes idéias: o jagunço é uma pessoa mal educada, ignorante, mal encarada, valente e ameaçador; apesar de todos os adjetivos negativos, Damázio buscava a justiça; a importância de se conhecer o significado das palavras.
Porque tantas características negativas para o jagunço? Porque ser mal educado, feio, ameaçador? Porque não cumprimentou a ninguém, não tirou o chapéu, não desceu do cavalo e não quis entrar na casa do autor. Conforme o próprio autor: "Convidei-o a desmontar, a entrar. Disse de não, conquanto os costumes. Conservava-se de chapéu"(57).
Apesar das características negativas de Damázio, com a aparência de querer ver sangue derramado ao trazer as armas "alimpadas", todavia o cavaleiro só queria justiça ao buscar a solução para a dúvida que o atormentava. Na página 59 encontramos: "Saiba vosmecê que saí ind'hoje da Serra, que vim, sem parar , essas seis léguas, expresso direto pra mor de lhe preguntar a pregunta, pelo claro...".
Comentário crítico:
[Texto que analisa se o autor alcançou o objetivo definido para o conto ou não. Deve ser fundamentado pela citação de outro autor.]
Sobre isso Paulo Freire (1996, pg 50) afirma:
Como professor e crítico, sou um "aventureiro" responsável, predisposto à mudança, à aceitação do diferente. Nada do que