Lâminas patologia
Patologia é literalmente o estudo ( logos ) do sofrimento ( pathos ). Ela envolve a investigação das causas da doença e as alterações associadas em nível de células, tecidos e órgãos, que resultam em sinais e sintomas presentes no paciente. Existem dois termos importantes que os estudantes encontrarão durante o seu estudo de medicina e patologia:
• A etiologia é a origem da doença, que inclui as causas fundamentais e os fatores modificadores. Reconhece-se agora que as doenças mais comuns, como hipertensão, diabetes e câncer, são causadas por uma combinação de suscetibilidade genética herdada e várias influências ambientais. O entendimento dos fatores genéticos e ambientais causadores das doenças constitui o principal tema da medicina moderna.
• A patogenia refere-se às etapas do desenvolvimento da doença. Ela descreve como os fatores etiológicos iniciam as alterações moleculares e celulares que originam anormalidades estruturais e funcionais que caracterizam a doença. Enquanto a etiologia se refere a por que a doença surge, a patogenia descreve como a doença se desenvolve.
As definições da etiologia e da patogenia de uma doença não apenas são essenciais para a compreensão da doença, mas constituem também a base para o desenvolvimento de tratamentos racionais. Portanto, através da explicação das causas e do desenvolvimento da doença, a patologia fornece a fundamentação científica para a prática da medicina.
Calcificação distrofia - Rim - 40x
Calcificação pulmão - 10x
Corte de fígado - 4x
Granuloma imunogênico causado por Schistosoma mansoni.
Granuloma por corpo estranho – pele de rato
Granuloma por corpo estranho – pele de rato
Lipoma – turmor benigno, proliferação desordenada de adipócitos
Trombo em organização
Trombo venoso