Lâminas patologia
Os vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV, do inglês Human Immunodeficiency Virus) têm uma morfologia distinta dos demais retrovírus, com core viral na forma de cone. O HIV é transmitido pela exposição da mucosa oral, retal ou vaginal durante o ato sexual ou amamentação ou por inoculação intravascular, através de transfusão de sangue ou produtos de sangue contaminados, utilização de equipamentos contaminados durante injeção de drogas ou através da circulação materno-fetal. O vírus infecta e mata células que são críticas para a resposta imune efetiva, as células T CD4+ e os macrófagos. (TRABULSI; ALTERTHUM, 2008)
A AIDS foi observada pela primeira vez em homens homossexuais nos Estados Unidos, mas se disseminou em proporções epidêmicas em toda a população. Acredita-se que o HIV tenha se originado de um vírus de imunodeficiência símio, e, de fato, o HIV-2 é muito semelhante a esse vírus. A infecção humana inicial ocorreu na África na década de 1930, mas passou despercebida nas áreas rurais. Após 1960, com a imigração de pessoas infectadas para as cidades, o vírus foi trazido para os centros populacionais, e a aceitação cultural da prostituição promoveu sua transmissão para a população. (MURRAY et al., 2002)
A AIDS tem como características a supressão pronunciada do sistema imune e o desenvolvimento de neoplasmas, como o sarcoma de Kaposi, que é um tumor vascular que aparece na pele e mucosas, linfonodos e outros órgãos. Podem haver ainda infecções oportunistas graves por protozoários, fungos e bactérias, como criptosporídio, Candida albicans e Mycobacterium tuberculosis, respectivamente. (TRABULSI; ALTERTHUM, 2008)
HOMOSSEXUALIDADE E AIDS
A história da homossexualidade se confunde com a história da própria humanidade, e tão natural quanto essa questão é o que se diz cotidianamente a respeito dos homossexuais: doentes, anormais, pervertidos, criminosos etc. Esses dizeres tornaram-se de tal forma familiares que não havia o