Ideologia Ideológica
No período do final do século XVIII , no contexto de revolução industrial, ocorre o emergimento do Modo de Produção Capitalista e a consolidação da tomada do poder político pela burguesia. O plano da materialidade é caracterizado pela Revolução Industrial, Revolução Burguesa onde a luta era contra o mundo Feudal, a consolidação do capitalismo em sua etapa concorrencial, a consolidação da vida urbana e constituições dos Estados Nacionais.
O pensamento apologético não é mais fundado pelas contradições do desenvolvimento social, mas pelas necessidades econômicas e política da burguesia, caracterizado como Evasão da Realidade. No Plano da Ideologia, idéias e valores da Revolução Francesa e burguesa, liberdade, igualdade e fraternidade, com promessa de realização integral e superior do conjunto da sociedade, com defesa de valores e idéias iluministas, razão, humanismo, historia e progresso.
Sujeito histórico e revolucionário, evidencia uma consciência da Classe Trabalhadora que, questiona o modo de vida burguês, historicamente um período de ascensão e progresso do capitalismo e esses sujeitos revolucionários eram elementos positivos.
Meados do século XIX ocorre a intensificação e das contradições de classes e a intensificação da acumulação contraditória. A posição da burguesia nos campos da política, economia e ideologicamente defensiva ante proletariado ascendente.
Tendência a mistificação, desprezo pelos fatos históricos, não compreendendo as reais forças motrizes da historia (guizot), quanto mais alienada for a forma pela qual concebe as formações da produção capitalista, mais imerge seu elemento natural, idéia apologética. Os ideais apologéticos possui explicações simples e diretas , com objetivo de de conservar a ordem, não analisando com totalidade mas é prejudicial ao modo de produção.
A Fragmentação do saber no âmbito da filosofia, ciência e economia, a dissolução do pensamento burguês de forma subjetivista, desconsiderando a