Lactase
(Beta-D-Galactosidase)
Descrição:
Lactase é uma enzima que hidroliza a lactose em dois açúcares simples digeríveis: glucose e galactose. A lactase, quando adicionada ao leite, in vitro, promove sua hidrólise. A deficiência de lactase no organismo pode resultar em intolerância à lactose. A lactose (galactose β-1,4 glucose) é um tipo de glicídio que possui ligação glisídica. É o açúcar presente no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo. O leite humano contém de 6% a 8% e, o de vaca, de 4% a 6%. É hidrolisada pela ação da lactase. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas.
Indicações:
Intolerância à lactose: a suplementação oral de lactase pode compensar sua insuficiência, suspeitada a partir de desconfortos gastrintestinais (como gás, flatulência, inchaço, cólicas e diarréia) após a ingestão de leite.
Mecanismo de ação:
A Lactase age digerindo a Lactose em dois açúcares mais simples e mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo: a glucose e a galactose, o que é traduzido em uma melhor digestão de alimentos derivados do leite pelo paciente.
Posologia :
- 200mg – 1000mg/ dia ou 2800 UI – 1400UI
Dose mínima: 200mg, equivalente a 2800ui
Dose máxima diária: 1000mg, equivalente a 14000ui
- Recomendam-se 400 a 1.000 mg/dia em doses iniciais de 200 mg duas vezes ao dia. Se persistir desconforto após consumir leite com o uso de lactase, pode-se aumentar a dosagem.
- Para uso em dose pediátrica: 10-13 mg/Kg dose máxima diária.
Contra-indicações:
Uso contra-indicado para pessoas que apresentam alergia ao produto.
Referências Bibliográficas:
1) PDR – Physician’s Desk Reference, 48º edição, 1994, Editora Medical Economics Data Company, Pág. 1.147;
2) Martindale, The Extra Pharmacopoeia,