thais
As teorias da aquisição da linguagem procuram explicar como se dá o desenvolvimento da fala, da escrita e da leitura - habilidades linguísticas, portanto, fatores condicionantes na compreensão do processo linguístico e esse processo da aquisição da linguagem começa a ter grande desenvolvimento a partir do primeiro ano de vida.
A Aquisição da linguagem é uma área multidisciplinar que se localiza entre as teorias linguísticas e psicológicas, especialmente da Ciência Cognitiva e da Psicolinguística.
O empirismo é mera transmissão de conhecimento, em que só aprende quem é ensinado. O homem é considerado como uma "tábua rasa", páginas em branco de um grande livro.
Já para os racionalistas, defensores do racionalismo - corrente oposta ao empirismo - o indivíduo traz consigo, desde o nascimento, capacidade para aprender e conhecer coisas novas, o meio não interfere em nada.
Para Jean Piaget a criança constrói o conhecimento com base na experiência, ou seja, a fonte de conhecimento está na ação sobre o ambiente, por isso a importância de trazer para os alunos atividades desafiadoras que despertem a sua curiosidade.
Os registros escritos por meio de desenhos, chamados de pictogramas, apresentam grande semelhança com o objeto que se desejava representar, como o desenho de um rosto e de uma vela, para formar a palavra caravela.
No processo da aquisição da linguagem e escrita devemos considerar os conhecimentos prévios do aluno ao chegar em sala de aula, pois ninguém chega vazio como diz o empirismo, pois todos nós trazemos algum conhecimento dentro de nós e a escola tem a função de auxiliar esse educando em sua formação, dando continuidade nesse processo de ensino e aprendizagem.
Desse contato surge também a capacidade de leitura, leitura do mundo, pois interpreta, lê e interpreta o mundo ao seu redor, ou seja, estabelece relações entre significado e significante. Portanto, o conceito que permite a formação da imagem na mente quando