laboral
Nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje tornou-se uma necessidade. Atualmente o ser humano é submetido a uma quantidade muito grande de pressões e responsabilidades. Isso é apenas uma das consequências desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada.
A evolução permitiu o desenvolvimento, gerando em nosso cotidiano mais conforto e comodidades. A tecnologia facilita o dia-a-dia, mas também nos prende a afazeres que roubam o nosso tempo, diminuindo ou eliminando o lazer e a atividade física.
O sedentarismo age como fator de risco para o surgimento de doenças e consequentemente tem feito com que, de forma progressiva, as pessoas solicitem auxílio médico e de diversas terapias para amenizarem dores musculares e para o tratamento de patologias mais graves.
Paralelamente a este processo, as instituições estão i
OBJETIVOS
Geral
• Contribuir para melhoria na qualidade de vida dos colaboradores do
Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo através da implantação do Programa de Ginástica Laboral.
Específicos
• Diminuir as despesas da instituição em decorrência do número de faltas ao trabalho (Absenteísmo) e da incidência das doenças ocupacionais
(LER/DORT).
• Sensibilizar os colaboradores para os benefícios da prática da atividade física, bem como estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Benefícios Funcionários
• Promove o combate e a prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT).
• Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho.
• Possibilita uma melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho.
• Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de