História da Psicologia no Brasil
Psicologia
Historia da Psicologia
Aula Tema: História da Psicologia no Brasil: Percussores e Perspectivas
São Paulo, 11 de Novembro de 2014
Trabalho apresentado ao curso de historia da psicologia Da Universidade Anhanguera Educacional Vila Mariana. Como requisito parcial a obtenção do titulo de graduação Em formação.
São Paulo, 2014.
Resumo
O texto pretende apresentar uma história da Psicologia no Brasil relacionando a períodos históricos vividos pelo País, procurando mostrar, como ocorreu o ensino e a difusão dos saberes psicológico. O texto é um subproduto de leituras e pesquisas sobre a história da Psicologia no Brasil.
Introdução
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, as interações dos organismos com o seu ambiente. Dependendo do enfoque e conhecimento que está sendo utilizado, a psicologia pode ter vários conceitos, dentre eles: ciência que estuda os seres humanos e seus processos psíquicos.
Desenvolvimento
1500-1808 SABERES PSICOLÓGICOS
Religiosos, políticos, educadores, filósofos e moralistas foram os primeiros a abordar questões psicológicas no Brasil. Essas ideias figuram em oras de filosofia moral, teologia, pedagogia, medicina, política e arquitetura: abordando temas como emoções, sentidos, autoconhecimento, educação, personalidade, controle do comportamento, aprendizagem, influência paterna, educação feminina, trabalho, adaptação ao meio, processos psicológicos, práticas de medicina, controle político, diferenças raciais e étnicas.
No Século XVIII, com o Iluminismo, emergem novas concepções de conhecimento, que tiveram impacto sobre o entendimento dos fenômenos