LA NINA
Jonathan Alcântara Luiz nº 03
Juliana Teixeira nº 07
Naiade Cerqueira nº 11
Victória Caroline B. Pontes nº 14
Introdução O trabalho será referente aos fenômenos El Nino e La Niña, fenômenos estes naturais que ocorrem no Oceano Pacifico. Ao decorrer deste vamos explicar sobre o que é este fenômeno, suas características, as interferências em nosso meio e suas soluções.
El NiÑo
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. No Peru, país onde regularmente ocorre a corrente quente também chamada El Niño. É um dos países mais afetados pelo fenômeno e, portanto, vigiam de forma permanente as temperaturas no Pacífico. Outros países também mantêm essa vigilância. Com a manifestação do EL NIÑO muda todo o mecanismo de funcionamento do clima na região do Pacífico, com reflexos no resto do planeta. Os ventos alísios diminuem a sua intensidade. Sem a força desses ventos, a “bolsa” de água aquecida acumulada na superfície do Pacífico no SE da Ásia consegue se libertar, esparramando-se pelo Pacífico, ao longo da linha do Equador, até as costas do Peru. A água quente toma conta da superfície do oceano enquanto a corrente marítima fria (Humboldt) fica presa nas profundezas.
Características
O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico. São alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico.