la niña
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E MEIO AMBIENTE
CURSO DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE
Luiz Felipe Santos
Guilherme Merlo Leite
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA
NITERÓI,
2014
Sumário
Introdução O foco principal da pesquisa consiste na obtenção de dados sopre precipitação de um determinado trimestre para a partir da analise de imagens geradas identificar o fenômeno, suas causas e consequências.
De modo geral, os fenômenos possíveis de serem encontrados para tal pesquisa são os fenômenos de La Niña e El Niño que se definem como:
La Niña se caracteriza pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando uma grande area de águas frias no oceano. É um fenômeno natural que produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático. Nele, os ventos alísios mostram-se mais intensos que o habitual (média climatológica) e as águas mais frias, que caracterizam o fenômeno, estendem-se numa faixa de largura de cerca de 10 graus de latitude ao longo do Equador desde a costa até aproximadamente 180 metros de pelos longitude no Pacífico Central. Observa-se, ainda, uma intensificação da pressão atmosférica no Pacífico Central e Oriental em relação à pressão no Pacífico Ocidental.
Por outro lado temos o El Niño, fenômeno oposto a La Ninha, que caracteriza-se pela diminuição da intensidade dos ventos alísios o que acarreta o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
Metodologia
A metodologia empregada a esse projeto pode ser definida por passos ou por meio de um fluxograma, que seguem:
Primeira passo: escolha do trimestre a ser estudado e