administração
Aplicada
Curso Técnico em Química
Genoma – Unidade Betim
Prof. Marcelo Martins
1
TRABALHO EM EQUIPE E COMUNICAÇÃO
Motivação e Liderança
A maior participação, o estímulo ao trabalho em equipe irá melhorar o clima organizacional, fato que é definido pela ´´percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção``.
2
Diante de um mundo em constantes transformações, e com a concorrência cada dia mais feroz, a conquista de melhores índices está baseada na construção de um perfil de colaborador feliz, envolvido, motivado e participante. 3
Pesquisas comprovam que o índice de produtividade pode chegar a 60% de aproveitamento nas empresas em que os profissionais são motivados, se comparado aos
8% para uma equipe desmotivada.
O trabalho em si, para a maioria das pessoas, já é um fator comum para a desmotivação, pois não atuam em empresas preocupadas com a satisfação da equipe, e não se sentem valorizados pelos seus líderes.
4
Agentes causadores de desmotivação
-Salário inadequado;
-Falta de informação sobre a empresa e seus processos; -Desconhecimento quanto ao próprio desempenho no trabalho;
-Desapontamento pela perda de uma promoção;
-Inexistência de condições necessárias para a execução de determinada tarefa;
-Acúmulo e aumento do número de tarefas.
5
As razões destes agentes desmotivadores são na sua maior parte, voltadas a falta de comunicação interna, como também a má gestão da liderança, que diante da falta de diálogo e inexistência de feedback, só pioram os índices relacionados a desmotivação. Consequências da desmotivação:
-Equipe sem estímulo para trabalhar;
-Sem vontade de superar limites;
-Baixa produtividade;
-Falta de comprometimento com as tarefas.
6
Uma pesquisa realizada pela empresa SEC Talentos
Humanos, teve como amostra 484