Kotler e conceitos de valor e satisfação
Se após tal equação predominar os benefícios, pode-se dizer que há valor, agora se predominar os custos pode-se dizer que não há valor. Para Kotler a oferta será bem-sucedida se proporcionar valor e satisfação ao comprador alvo.
O alto nível de satisfação cria vínculo emocional com a marca.
A satisfação do cliente consiste na sensação de prazer ou de decepção resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Os clientes estarão satisfeitos quando suas expectativas forem atendidas e estarão encantados quando suas expectativas forem superadas. Clientes satisfeitos permanecem fiéis por mais tempo, compram mais, são menos sensíveis a preços e fazem propaganda boca-a-boca positiva sobre a empresa.
Valor
Em marketing, o valor de um produto é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.
Pode ser expresso pela equação:
Valor = Benefícios / Preço ou
Valor = Benefícios recebidos / Expectativas
Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens: os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).
A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra.
. O valor entregue ao cliente é a diferença, para ele, entre o valor total e o custo total.
Proposta de valor
SIMPLIFICANDO O MARKETING PARA QUEM NÃO É DE MARKETING: PROPOSTA DE VALOR
Vamos começar uma série de artigos com o intuito de ajudar quem não trabalha diretamente com Marketing a entender alguns conceitos básicos, mas essenciais na condução de um negócio. Não