administração
O livro busca articular três conceitos:
Cidadania, sociedade civil e globalização.
A primeira parte do livro fala da noção da cidadania, a luz das principais teorias do direito e da democracia e da democracia na modernidade.
A segunda parte do livro foca a analise do ponto de vista teórico e histórico, o paradigma da sociedade civil, com o conceito autônomo e independente do estado e do mercado, redefinindo a visão tradicional do espaço cultural.
A terceira parte analisar as perspectivas da sociedade civil, a globalização como processo complexo, contraditório e multidimensional.
Com o objetivo d pesquisar a participação das organizações da sociedade civil nas decisões globais de instituições internacionais como a ONU e o banco Mundial, principalmente.
Discuti-se a formação de uma cidadania global e o declínio do estado nacional em função da globalização econômica
Se a cidadania é garantida pelo estado nacional e se este se enfraquece visivelmente com a globalização como fica a cidadania num mundo globalizado?
São discutidas aqui as teorias globalizadas, focalizando cinco principais dimensões:
Econômico-financeiro, política, social, cultural e ambiental. Analisa-se também o debate da globalização que são:
Mono causal x multicausal.
Continuidade x transformação.
Céticos x transfornacionistas.
Resumo critica da dupla sobre a obra:
- o sociólogo Liszt Vieira, autor da obra cidadania e globalização aprofundam neste livro o estudo sobre o conceito de cidadania no mundo moderno e a importância das organizações não-governamentais (ONGS) na implantação de uma sociedade mais igualitária.
O livro analisa o fenômeno do crescimento das organizações sem fins lucrativos e de auxilio as comunidades e estuda as redes invisíveis de solidariedade que recompõem, na dimensão da sociedade civil, os espaços de participação. Traz uma analise a relação entre cidadania e globalização, para demonstrar a evolução da globalização no