Kkkk
João Carlos Botelho Carrero
1. Introdução
MATLAB é a abreviatura de MATrix LABoratory (Laboratório de Matrizes).
Inicialmente, este programa lidava apenas com matrizes. Ocorre que o tratamento matricial é muito abrangente, eficaz e de fácil entendimento, desta forma o MATLAB se tornou um excelente programa para fins científicos e de engenharia. O programa MATLAB implementa uma linguagem própria de programação, chamada MATLAB. Trata-se de uma linguagem interpretada de fácil utilização. Muitos problemas de aplicação nas várias áreas das Engenharias acham-se resolvidos e prontos nas pastas chamadas de Toolbox (com sub-rotinas e comentários e funções predefinidas).
2. Variáveis e algumas instruções básicas O MATLAB faz distinção entre letras minúsculas e maiúsculas. Use sempre minúscula para variável tipo vetor e para funções, somente para a indicação de matrizes use maiúsculas. Nas operações de multiplicação, divisão e potenciação é necessário o ponto após a indicação do vetor. Ex: A .*B C.^2 Isto ocorre porque o MATLAB faz dois tipos de operações com matrizes: a matricial e a estrutural (elemento a elemento) e é para indicar esta última que deve ser utilizado o ponto.
- O número ( é representado por pi. Para gerar o comentário ( digite \pi.
- Números complexos [pic] são indicados por i ou j
- Multiplicação é indicada por *
- Potenciação é indicada por ^
- As setas do teclado ( e ( servem para retornar ou avançar um comando anterior ou posterior e, fazer correções sem ter que digitar tudo novamente.
- A instrução + eps deve ser digitada após digitar uma função que tenha ponto de descontinuidade na origem tipo 0/0, eps representa a menor diferença entre dois números que pode ser representada no computador.
3. Gráficos em 2D
Eixos: para acertar as escalas dos eixos horizontal e vertical, basta usar o comando axis([xmin xmax ymin ymax])
Rótulos dos eixos e título do gráfico: são definidos via mouse