Karl marx - história
Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando origem à luta de classes.
Marx foi um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana, alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na ideia utópica de uma sociedade igualitária ou socialista.
Karl Marx foi um intelectual que fundou a doutrina comunista moderna e atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Todo mundo que passa pela escola sabe um pouco sobre ele, seja na Filosofia, História, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia, psicologia, economia, comunicação, arquitetura, geografia, enfim, todas essas áreas ele influenciou alguma coisa.
Socilogogia
Conhecidos pelos seus escritos sobre o comunismo, Karl Marx, nunca se apelidou sociólogo, mas a sua contribuição para o pensamento sociólogo foi principalmente a sua perspectiva da “Teoria do Conflito”, na qual a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitos intrínsecos à sociedade.
Obras
Marx realizou muitas obras durante seu período de vida, o primeiro deles foi um artigo Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, em 1844, primeiro esboço da interpretação materialista da dialética hegeliana. Fez também os