Karl marx e a historia da exploração do homem
Resumo do capitulo
Compreensão do texto (exercícios)
Mara Rúbia Martins Rosa
Administração
Introdução
O pensamento de Karl Marx, expresso pela teoria do materialismo histórico, originou a corrente de pensamento mais revolucionária tanto do ponto de vista teórico como da prática social.
Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modificá-lo, Marx escreveu sobre filosofia, economia e sociologia.
Sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Karl Marx
Nasceu em Treves, na Alemanha (1818-1883). Doutorou-se em Filosofia. Foi redator de uma gazeta liberal em Colônia.
Mudou-se em 1842 para Paris onde conheceu Friedrich Engels.
Expulso da França em 1845, foi para Bruxelas, onde participou da recém-fundada Liga dos Comunistas.
Em 1848 escreveu com Engels O manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do “marxismo” como movimento político e social a favor do proletariado.
Foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional.
Morreu em 1883, após intensa vida política e intelectual.
Suas principais obras: A ideologia alemã, Miséria da filosofia, Para a crítica da economia política, A luta de classes em França, O capital.
AS ORIGENS
Sofreu influência da filosofia hegeliana de quem Marx absorveu uma diferente percepção da história _ não um movimento linear ascendente como propunham os evolucionistas, nem o resultado da ação voluntariosa e consciente dos heróis envolvidos, como pensavam os historiadores românticos. Hegel entendia a história como um processo coeso que envolvia diversas instâncias da sociedade – da religião à economia – e cuja dinâmica se dava por oposições de forças antagônicas – tese e antítese.
É o