KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM

1643 palavras 7 páginas
Centro Universitário Unifimes
Aluna: Mosaine Ketlyn Nunes
Curso: Direito
Período: 1°
Disciplina: Sociologia
Professor: Sergio Luiz

KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM

Mineiros, 22 de novembro de 2013
°TEORIA E EVOLUÇÃO
No campo cientifico, os pressupostos teóricos iluminam de modo peculiar a realidade, resultando diferentes níveis de abordagem e modelos teóricos particulares, indo assim de encontro com o surgimento do pensamento sociológico ate a organização das primeiras teorias sobre a sociedade , a realidade social oferece diferentes perspectivas que se complementam.
Para comte e Durkheim, a sociedade era mais que a soma dos indivíduos , para weber a sociedade era como a ‘’luz’’ da historia e da subjetividade do agente social. Porem iluminando outras questões proposta pela realidade social desenvolveu-se o pensamento de Karl Marx, com suas idéias influenciaram o desenvolvimento da ciência, da filosofia e do movimento operário mundial. Deu origem a uma corrente de pensamento revolucionaria tanto do ponto de vista teórico quanto no da pratica social. Kant escreveu, sobre filosofia, economia e sociologia, suas idéias tinham um grande valor na sociedade.
°AS ORIGENS
O pensamento marxista foi sintetizador de diferença preocupações filosófico, políticas e cientificas de sua época. Hegel entendia a historia como um processo coeso que envolvia diversas instancias da sociedade- da religião à economia. Marx usou esse método de explicação histórica para o qual os agentes sociais, apesar de conscientes, não são os únicos responsáveis pela dinâmica dos acontecimentos – as forças em oposição também atuam sobre o devir.
Autores como Claude Heri de Rouvroy, ou conde de Saint-Simon, Françoi-Charles Fourier e Robert Owen, influenciados por Rousseau- que atribuíra a origem das desigualdades sociais ao advento da propriedade privada- propunham transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa e igualitária,

Relacionados

  • Carnoy Martin
    122297 palavras | 490 páginas
  • Por uma Geografia do Podes Raffestin
    90301 palavras | 362 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas