Karl marx e a história da exploração do homem
Intenção de Marx: propor uma transformação ampla de caráter político, econômico e social. Sua obra vai influenciar vários campos do saber como a história, a filosofia, a economia e a sociologia. As contradições básicas do capitalismo e as possibilidades de superação apontadas pela obra de Marx não puderam, pois, permanecer ignoradas pela sociologia.
Influências: - Hegel e o idealismo (aproveitou o método dialético) - Socialismo utópico Saint-Simon, Fourier, Proudhon - Critica da economia clássica inglesa (Adam Smith e David Ricardo.
A IDÉIA DE ALIENAÇÃO
O capitalismo separou o trabalhador de seus meio de produção, as ferramentas, as matérias-primas, a terra, e as máquinas, que se tornaram propriedade privada do capitalista. * O trabalhador perdeu o controle da sua produção. * A idéia de representatividade do Estado como órgão imparcial, democrático. (idéias liberais) * A divisão social do trabalho transformou a filosofia numa atividade de um determinado grupo: a burguesia
- Alienado, separado,mutilado, o ser humano precisa fazer uma crítica radical ao sistema econômico e desenvolver a ação política consciente (práxis)
AS CLASSES SOCIAIS * As idéias liberais surgidas com a ilustração ( Iluminismo) consideravam os homens, por natureza,iguais política e juridicamente. * Marx afirma que as desigualdades são produzidas pelas relações de produção do sistema capitalista, as quais dividem o seres humanos em proprietários e não-proprietários. * As desigualdades são a base da formação das classes sociais. * Há uma relação de exploração entre os trabalhadores e os burgueses, pois para assegurar a sua sobrevivência o proletariado tem que vender a sua força de trabalho ao empresário capitalista. * Os interesses de classe são antagônicos. * * A ORIGEM HISTÓRICA DO