A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais de enfermagem
Ane Rose Dias Trindade
PESQUISA SOBRE HEMOGLOBINOPATIAS
Curitiba
Out/2012
Ane Rose Dias Trindade
PESQUISA SOBRE HEMOGLOBINOPATIAS
Trabalho sob a forma de pesquisa para obtenção de parte da nota namatéria de bioquimica apresentadoá Faculdade FaparOrientador: Professora Tatiane |
CURITIBA
2012
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 HEMOGLOBULINOPATIAS 5
2.1 Informações sobre a doença 5 2.2 Classificação 6
2.3 Frequencia 7
2.4 Como se manifesta 7
2.5 Sinais e sintomas 7
2.6 Formas de diagnostico 8
2.7 Tratamento 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar pequena pesquisa sobre as doenças com origem na hemoglobina, patologia genética chamada de hemoglobinopatias. Abordamos as seguintes fases: Definição, Classificação, Sinais e sintomas, Formas de diagnostico e tratamento.
Foi baseado em estudos realizados através da internet em sites escolares e acadêmicos.
Esperamos com este poder prestar as devidas informações, e esclarecimentos sobre o assunto, não se trata de uma pesquisa mais aprofundada, apenas uma explanação sobre o assunto.
2 HEMOGLOBULINOPATIAS
As Hemoglobinopatias, também conhecidas como distúrbios hereditários da hemoglobina humana, são doenças geneticamente determinadas e apresentam morbidade significativa em todo mundo. Milhões de pessoas trazem em seu património genético, hemoglobinas anormais em várias combinações, com consequências quase imperceptíveis ou letais. Cerca de 4,5% da população mundial manifesta uma Hemoglobinopatia. Ramalho (1993, citado por Barros, Almeida & Coelho, 2006), afirma que cerca de 12 a 15% da população humana é portadora de uma ou mais formas de hemoglobinas anormais.
2.1 Informações sobre a doença
O termo Hemoglobinopatia refere-se à uma gama de doenças ocasionadas por defeitos numa proteína denominada hemoglobina, presente nas hemácias.
Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do