Kamila
Alguns artistas consideravam o Impressionismo um estilo superficial que retratava apenas as cenas passageiras e não dava muita importância aos sentimentos e acontecimentos políticos e sociais. Outros sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista. Dessa forma, muitas tendências surgiram na pintura no final do século XIX e início do século XX, e a essas diversas tendências foi dado o nome de Pós-Impressionismos (alguns autores o denominam Pré-Modernismo).Os pintores do movimento ”Pós-Impressionista” não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe. Os primeiros pintores abaixo estão incluídos nessa designação. Principais artistas:
• Seurat
- Mestre no pontilhismo. Alguns autores o definem como neo-impressionista, outros como pós-impressionista. Obra Destacada: Tarde de Domingo na Ilha Grande Jatte
• Gauguin
Depois de passar a infância no Peru, Gauguin voltou com os pais para a França, mais precisamente para Orléans. Em 1887 entrou para a marinha e mais tarde trabalhou na bolsa de valores. Aos 35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boemia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Sua obra, longe de poder ser enquadrada em algum movimento, foi tão singular como a de seus amigos Van Gogh ou Cézanne. Apesar disso, é verdade que teve seguidores e que pode ser considerado o fundador do grupo Navis, que, mais do que um conceito artístico, representava uma forma de pensar a pintura como filosofia de vida. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo. As cores se estendem planas puras sobre a superfície, quase decorativamente.
No ano de 1891, o pintor parte para o Taiti, em busca de novos temas, para