KAMBAM
Atualmente, as empresas se encontram em um cenário altamente competitivo, onde se exige cada vez mais planejamentos estratégicos eficientes, que não permite desperdícios de recursos capitais e também de tempo, fazendo com que a economia e a agilidade nos processos se tornem prioridade.
Para esses planejamentos, criou-se o setor de Logística nas organizações. Esta se relaciona praticamente com todos os setores, obtendo uma visão holística dos pontos críticos que a empresa está enfrentando, podendo assim criar soluções para reverter a situação, fazendo com que o desperdício se transforme em lucro.
Um dos principais setores supervisionados pela Logística é o estoque. Esta área, apesar de ser parte apenas dos bastidores da empresa, acaba ficando exposta, quando o assunto é economia e desperdício. Isto ocorre porque quando não há um controle espícifico, não se pode mensurar a quantidade de mercadorias que será utilizada para vendas, correndo o risco de faltar ou sobrar, trazendo prejuízos para a organização.
Para um eficiente controle de estoque, surge no Japão, na década de 70, o Just In Time, que possui como objetivo produzir apenas quando se tem a demanda, trabalhando com o estoque mínimo. Dentro do JIT, desenvolve-se o sistema KANBAN, que é o nome dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo.
1. O QUE É LOGÍSTICA?
Pouco se é notado que a Logística vem desde a antiguidade. Para ser mais exato, na época das guerras. Era preciso toda uma coordenação para se organizar os soldados, o caminho que iriam percorrer os mantimentos que levariam, as aramas necessárias. Após a Segunda Guerra Mundial, a logística foi usada nos ramos da administração militar, e por fim, utilizados nas indústrias.
Pode-se dizer que logística trata-se de armazenagem, transporte, organização, controle entre outras. A redução de custos é um ponto importante na logística. A ordenação no momento em que se esta, por exemplo,