just in time
Esse conceito esta ligado diretamente ao sistema Just in time para efetuar processos com mais eficácia. O ritmo da produção é determinado pela circulação da saída do produto, também utilizado o Kambam eletrônico substituindo o método físico proporcionando mais rapidez na atualização do quadro de tarefas e evitando problemas como a perda de cartões.
É um termo de origem japonesa desenvolvido pela Toyota e signifca literalmente cartão ou sinalização, um sistema relacionado a utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocados indicações sobre uma determinada tarefa como: para executar, em andamento ou finalizar. Podem ser controladas por meio visual ou auditivos.
Em relação aos fornecedores: co-fabricantes, únicos e especialistas, múltiplas entregas diárias, estreito relacionamento , transporte solidário, dividido. E em relação a qualidade: mínimo defeito, ótima qualidade no processo e eficiência no mesmo e total controle de qualidade.
Vantagens do sistema Minimizar estoques de produtos acabados com objetivo de reduzir custos, produzir as quantidades solicitadas no memento em que são requeridas, permite expor os problemas do processo,possibilita uma rápida e eficiente circulação, entre os postos de trabalho,melhora significativamente o serviço aos clientes, diminuição dos prazos de entrega.
Destacam-se como ponto comum a conscientização, motivação e persistência dos envolvidos, por meio de técnicas que tornam visíveis os problemas, permitindo que se aponte o defeito, estabelecendo parcerias com fornecedores e implementando o controle estatístico do processo.
O sistema kambam traz dados fáceis de identificar deixando claro em que nível esta o produto, qual setor precisa ser suprido, em qual setor tem maiores dificuldades devido ao tempo do produto naquele nível, sendo assim um sistema que diminui custos e serviços desnecessários, trazendo