Jú trab
O papel da mídia pode ser o de uma grande arma de combate contra a injustiça, mas muitas vezes o seu papel é controverso e ela acaba por se transformar em um objeto de manipulação.
A mídia também é um objeto de manipulação quando o assunto é política, pois há uma verdadeira “guerra” entre os partidos, um buscando chamar mais atenção que o outro e ambos enchendo a cidade de panfletos, outdoors e outros. Essa mídia pode influenciar bastante, mas, diferentemente das outras mídias, não possui tanto poder de manipulação, uma vez que a população brasileira está, cada vez mais, se desinteressando por política, de maneira que, através da mídia, podemos conhecer os candidatos, mas isso geralmente não nos desperta interesse em saber do projeto dele.
Com tantos candidatos e tantos nomes, que vemos em um simples passeio pela rua, é difícil para nós armazenar tantas informações. A propaganda política também é muitas vezes é motivo de desgosto da população, pois, assim como já foi constatado em diversos censos, há muitos políticos que gastam muito em publicidade e pouco se empenham para garantir a saúde pública.
Com a utilização do rádio, TV e internet por parte de candidatos durante ascampanhas eleitorais para escolha de um líder político, seja no Brasil ou outro país, é interessante a análise da forma de persuasão e de participação dos meios de comunicação em nossas decisões noperíodo eleitoral.
Nas últimas décadas os recursos midiáticospassaram por uma evolução considerável, o que possibilitou um avanço no sistema democrático, pois a sociedade pode adquirir maiores informações e esclarecimentos a respeito do processo eleitoral no país.