Psicomotricidade e Leitura e Escrita trab teorico maio 2012 ju

2365 palavras 10 páginas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CONSTRUTIVISTA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EXTENSÃO

Psicomotricidade e Psicopedagogia: Orientação Espacial e Temporal e a Aprendizagem Escolar

Profª Drª Gislene de Campos Oliveira

Valéria Maria Fusch Ferreira
RA: 983511

CAMPINAS/SP – 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL 3
ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL 5
PSICOMOTRICIDADE, LEITURA E ESCRITA 5
CONCLUSÕES 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO
O período de alfabetização de uma criança é sempre acompanhado de muita expectativa e também muita ansiedade. Afinal de contas, no mundo em que vivemos a escrita é um meio privilegiado de registro e acesso a informações e ao acervo cultural e histórico da humanidade. Dessa forma, a aquisição da leitura e escrita se coloca como marco na vida escolar, uma vez que traz consigo a possibilidade de acesso ao mundo dos adultos.
Não é de se estranhar que justamente nesse período, dificuldades que vinham fragilmente equilibradas apareçam, culminando com um grande número de encaminhamentos para psicólogos e psicopedagogos.
Quando observamos crianças na fase escolar – Educação Infantil e Ensino Fundamental I – na idade de 3 a 12 anos, por exemplo, verificamos que a maioria corre, brinca, participa de atividades físicas sem dificuldades, porém, existem aquelas crianças que são “diferentes”, embora apresentem um desenvolvimento intelectual normal, apresentam dificuldades para correr, participar de algum jogo em grupo e acabam até sendo chamadas de “desastradas”, pois esbarram por onde passam, derrubam coisas, ou seja, apresentam alguma alteração motora.
Em sala de aula, essas crianças consideradas “diferentes”, acabam por apresentar dificuldades na postura para sentar na carteira, pegar um lápis, escrever e se concentrar. Uma das possíveis causas para estes comportamentos estão associados à lateralidade, que dá conta da orientação do corpo no espaço, pois esta não é efetiva nessas crianças.

Relacionados