Justiça
ÍNDICE
O que é a justiça? ……………………………………………………………………………………………………………………………………… 3
Símbolos da justiça ………………………………………………………………………………………………………….................................. 4
Ministério da Justiça ………………………………………………………………………………………………………………......................... 5
Os Tribunais …………………………………………………………………………………………………………………………………………….. 7
Estatísticas ………………………………………………………………………………………………………………………………….…………… 9
Casos de (In)Justiça ………………………………………………………………………………………………………………………………... 11
Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………………………….…………………… 14
O QUE É A JUSTIÇA?
A Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social, em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Significa respeito à igualdade e direitos de todos os cidadãos e é o princípio básico de quem quer manter a ordem social através da preservação dos direitos.
Num sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário e deve procurar a igualdade entre os cidadãos.
Segundo Aristóteles, o termo Justiça denota tanto legalidade como igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
Justiça segundo Salomão
Muitos conhecem a história de Salomão e sabem de uma virtude dele muito importante para o sucesso de seu reinado: a sabedoria. No entanto, também houve outras características fundamentais para seu êxito: justiça e equidade.
Nesta história, duas mulheres apresentaram-se diante do rei e ambas