condutividade e magnetismo
O presente trabalho faz uma rápida abordagem sobre condutores elétricos, os tipos de condutores, suais pricipais aplicabilidades e a evolução dos mesmos ao longo do tempo. Trabalho solicitado pelo PROFESSOR: Mário Araújo para a disciplina Eletromagnetismo.
Os condutores são materiais essenciais para evolução da eletrônica, trasmissão de energia e o TRANSPORTE de pessoas. Eles podem 'aparecer' de três tipos: condutores, semicondutores e supercondutores.
Introdução
Os diversos materiais empregados nas telecomunicações e na eletrônica, podem ser divididos, quanto a característica de TRANSPORTE de cargas elétricas, em condutores e isolantes. No entanto esta divisão é algo simplista, visto que os transistores e circuitos integrados que compõe os diversos equipamentos da indústria eletrônica são feitos de um material denominado semi-condutor e ainda existem os supercondutores que estão sendo altamente empregados em transortes e em baixa escala na distribuição de energia elétrica.
Condutores são materiais que contém elétrons livres, todos os condutores possuem elétrons que se movem quando uma diferença de potencial é aplicada em seus terminais, este fluxo de cargas é conhecido como corrente elétrica. Os condutores MAIS conhecidos são os metais. Exemplo de condutores: grafite, grafeno, soluções de sal, todos os tipos de plasma, cobre, ouro, prata, etc.
Isolantes são materiais em que há um déficit de cargas livres e assim resistem ao fluxo de corrente elétrica. são empregados para proteção CONTRA curto circuito entre cabos de alimentação e de sinais, material de deposição para circuitos impressos, proteção e segurança. Exemplo de isolantes: borracha, madeira, óleos minerais, vidro, porcelana, etc.
Semicondutores não são encontrados normalmente na natureza, são uma criação do ser humano. Estes são criados colocando-se materiais isolantes, o MAIS utilizado é o silício, com átomos de outros materiais, como por exemplo o boro, cuja última órbita contém elétrons a