Just in time
“Just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, tranportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W., 1983).
O Just in time, também conhecido como JIT, é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produçãoSurgimento O Just In Time surgiu no Japão, nos anos 50, e foi desenvolvido pela Toyota Motor Company . Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos. Então, passou a ser adaptado pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva.
Conceito
Criar um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
Manufatura de fluxo contínuo: Esforço contínuo na resolução de problemas e melhoria contínua dos processos .Objetivos
Reduzir, ou eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo, eliminando os custos derivados.
Em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato.
A sua meta final é a eliminação total dos stocks, ao mesmo tempo em que se atinge um nível de qualidade superior.
245745-3175 (Demonstração do processo de manufatura antes e depois do Just in Time)
Características
O layout do processo de produção é celular
Não aceitação de erros, paralisando-se a linha, se for necessário, até que os erros sejam eliminados.
O fornecimento de materiais no sistema Just in Time deve ser uma extensão dos princípios