just in time
O que é: Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.
O JUST-IN-TIME (JIT) O JIT nasceu no Japão, no início da década de 50 e muitos fatores que contribuíram para a criação deste método. Estão as adversidades enfrentadas por este país na época. Objetivo: Aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita, da redução dos custos e do imobilizado e da participação dos empregados no processo produtivo.
Preceitos:
preparo rápido de máquinas; redução de estoques; produção “puxada”; círculos de controle da qualidade; lotes de produção pequenos; qualidade absoluta; manutenção preventiva, etc.
Filosofia:
Excesso de estoques mascaram problemas
JIT diminui estoques e permite detectar e corrigir os problemas
Eliminação de desperdícios;
Envolvimento dos funcionários na produção;
Esforço de aprimoramento contínuo.
Vantagens:
Custos: Dados os preços já pagos pelos equipamentos, materiais e mão de obra, o JIT busca que os custos de cada um destes fatores seja reduzido ao essencialmente necessário.
Qualidade: O projeto do sistema evita que os defeitos fluam ao longo do fluxo de produção; o único nível aceitável de defeitos é zero. A pena pela produção de itens defeituosos é alta. Isto motiva a busca das causas dos problemas e das soluções que eliminem as causas fundamentais destes problemas.
Flexibilidade: O sistema just in time aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo
Velocidade: A flexibilidade, o baixo nível de estoques e a redução dos tempos permitem que o ciclo de produção seja curto e o fluxo veloz.
Confiabilidade: A confiabilidade das entregas também é aumentada através da ênfase na manutenção preventiva e da flexibilidade dos trabalhadores, o que torna o processo mais robusto.