Just in Time
O que é?
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
Como Surgiu?
Surgiu no Japão na década de 70 e foi sendo assimilada pela indústria ocidental, de forma mais efetiva, a partir dos anos 80. A Toyota Motor Company, sentindo a necessidade de coordenação da produção com as diferentes solicitações da demanda por veículos, foi quem primeiro aplicou a teoria do JIT a suas linhas de montagem. O sucesso dos japoneses industrializados deve-se principalmente aos sistemas de manufatura que conseguiram agregar, ao mesmo tempo, alta qualidade e preços competitivos. Esses sistemas, apoiados pelos conceitos do JIT, trabalham com a meta do estoque “zero”, que é um dos fundamentos básicos do JIT.
Objetivo
O objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas nos estágios anteriores a sua produção final.
Just in Time, que significa “no tempo justo”, exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada.
Minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais;
Redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura;
Redução dos tempos de preparação de máquinas, a fim de flexibilizar a produção;
Redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual á unidade.
Liberação para a produção através do conceito "puxar" estoques, ao invés de "empurrar", em