jusfilosofia
PARA O DIREITO CONTEMPORÂNEO
Trabalho apresentado como requisito da disciplina História do Direito e Direito Romano, do curso de Direito, 1º período – matutino, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor: Octacílio Mion Neto
CASCAVEL
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo abordar aspectos importantes da jusfilosofia Grega antiga para o direito contemporâneo, bem como expor as idéias dos principais filósofos no que tange à formação do que hoje se entende por instituições políticas, sociais, governamentais, sobretudo, para a construção do atual estado democrático de direito.
Objetiva-se, também, demonstrar as contribuições do direito grego clássico para a cultura jurídica democrática, elencando possível conexão entre as instituições públicas do passado e profissões jurídicas do presente, buscando evidenciar a importância teórica e histórica do direito grego na formação dos operadores do direito.
Será também objeto de estudo a organização do Estado, na Grécia antiga, e a maneira como a legislação era obedecida pelos cidadãos, apontando quais os sujeitos de maior influência sobre àquela civilização, possibilitando a compreensão da formação e evolução da sociedade contemporânea.
O direito grego antigo ofereceu as bases teóricas para o surgimento do direito romano e os princípios jurídicos e políticos do estado de direito democrático. Contemporaneamente a cultura grega, bem como a arquitetura, filosofia, política e literatura, estão presentes em todo o mundo, com o direito não poderia ser diferente.
Refletir sobre a cidade grega é ponderar sobre valores comunitários. A pólis ateniense clássica teorizou fundamentos para a formação de uma idéia de Estado de Direito.
A seguir faremos uma abordagem a respeito dos aspectos de maior influência da Grécia antiga para a formação da sociedade, comparando as forma de estado daquela