Juros Simples e Compostos
Módulo: Juros Simples e Compostos
Atividade:
Título: Análise sobre Juros Simples e Composto
Aluno: Dhuan Pires Cristofolini
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós ADM 1/14
Introdução
A compreensão da matemática financeira é essencial para o consumidor avaliar e decidir qual a melhor condição para se adquirir um bem ou serviço.
Saber lidar com situações que envolvem juros é uma necessidade para todas as pessoas. Todas as pessoas compram bens ou serviços, eventualmente a crédito, e isso ilustra a necessidade de conhecer sobre o assunto.
Muitas situações cotidianas envolvem o conceito de juros, como o financiamento de um automóvel, a aplicação de um capital na poupança, empréstimo bancário, entre outros.
O conceito de juros surgiu quando o homem percebeu uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. O acumulo de capital e a desvalorização da moeda levam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro.
Segundo D’AMBROSIO (1972), os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na Terra. Nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas como prata, ouro ou outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.
Justificativa
O tema abordado visa esclarecer e exemplificar as opções de juros disponíveis no mercado financeiro, com o objetivo de avaliar a melhor opção de investimento e calcular o valor futuro a receber após um determinado período de tempo.
Desenvolvimento
Todo capital parado e não investido, perde o que poderia estar recebendo sob a forma de juros, o que configura uma medida de custo de oportunidade perdida.
Juros é a remuneração do capital empregado. Se aplicarmos um capital presente durante um determinado período de tempo, ao