Dicionário Ilustrado
Ilustrado de matemática
Aluna: Beatriz Rocha Magalhães Santiago
Turma: 8° ano. 7ª série
Data: 22/03/2014
Professora: Josilene Pereira da Silva
Ângulo: é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo
Ângulo agudo: se torna agudo quando sua medida é menor que a medida de um ângulo reto de 90°.
Ângulo de uma volta: é quando as semirretas se coincidem, só que dando uma volta intera que é o transferidor todo. Ângulo obtuso: quando sua medida é maior que a medida de um ângulo reto de 90°. Ângulo raso: se torna raso quando seus lados são semi – retas opostas e a medida for de dois retos de 180°.
Ângulo reto: formado quando uma semirreta, tocando em um ponto de uma outra reta, cria dois ângulos iguais.
Aresta: Na geometria, chama-se aresta o segmento que representa a intersecção de duas faces de um poliedro. Esse segmento comum é a "esquina", ou "quina" da figura geométrica. A aresta também possui o nome de "reta".
Bissetriz: é o lugar geométrico dos pontos que equidistam de duas retas concorrentes e, por consequência, divide um ângulo em dois ângulos congruentes.
Colineares: pontos que se encontram na mesma reta ou que tem uma reta compartilhada. Coplanares: um conjunto de pontos no espaço possui coplanaridade, é dito coplanar, se todos os pontos estão no mesmo plano geométrico.
Complementares: quando dois ângulos juntos formam um ângulo de 90º
Faces: é a estrutura mais alta em uma malha. Faces são utilizadas para construir a superfície atual de um objeto.