Questão do belo
O belo é o problema central da estética, sendo questionado em todas as épocas sobre a sua essência. Neste trabalho, estudarei sobre a questão do belo, para entender melhor o que é, como é tratado ao longo dos anos.
A ESTÉTICA
A estética é a filosofia do belo, seu objetivo maior é estudar a natureza do belo; mas também se importa com a sua essência (problema central da estética).
*O estudo da estética surgiu na Idade Média;
* A estética, centrava um certo tipo de julgamento de valor, que enunciava as normas gerais do belo, a estética se esforçava para desvendar a fonte de todas as belezas sensíveis, sendo assim, alguns filósofos muito importantes desenvolveram suas “teorias” a respeito da estética:
Platão: para Platão, o belo é identificado como o bom, e toda a estética idealista parte dessa concepção platônica.
Aristóteles: para Aristóteles, a estética está assentada sobre princípios realistas: a teoria da imitação e a catarse, (esta ultima, relacionada à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama).
Plotino: interpreta o belo como manifestação do espírito no qual este se desdobra.
Kant: estabeleceu o caráter do juízo estético, definindo o belo como uma “finalidade sem fim” e chamando a estética transcendental à “ciência de todos os princípios a priori da sensibilidade”.
Mas, o caráter metafísico, atribuído à estética, mais tarde se tornou a filosofia da arte, que se consiste na reflexão sobre os procedimentos técnicos elaborados pelo homem.
Exemplos de estética na atualidade: [pic]
O BELO
Definição segundo o dicionário: que, ou o que é agradável aos sentidos. É reconhecido como adequado aos padrões de beleza vigentes.
É difícil de se definir o belo, mas, é possível estudá-lo para compreendê-lo um pouco melhor. O belo, assim como a estética foi muito discutido e presente ao longo dos anos. Os filósofos mais uma vez expressaram suas opiniões sopre ele, vejamos alguns:
Sócrates: para ele,