Estetica
Uma Introdução Conceitual
“A arte é uma série de objetos que provocam emoções poéticas”
Le Corbusier
CONCEITUAÇÃO
• VULGAR
• ARTES
• FILOSOFIA
ETIMOLOGIA DA PALAVRA
Estética - vem do grego, com o significado de “faculdade de sentir”;
“compreensão pelos sentidos”;
“percepção totalizante”. A ligação da estética com a arte é aquela que oferece ao objeto artístico o sentimento à percepção, ou seja, se volta filosoficamente as teorias da criação e percepção artística.
ETIMOLOGIA DA PALAVRA
ESTÉTICA faculdade sentir/compreensão pelos sentidos/percepção totalizante.
adjetivo - qualidade estabelece estreita relação com a beleza substantivo - designa um conjunto de características formais que a arte assume em determinados períodos estabelece estreita relação com o estilo filosofia - que estuda racionalmente o belo e o sentimento que suscita nos homens = exprimi a beleza de modo sensível
O BELO E O FEIO
A QUESTÃO DO GOSTO
O BELO E O FEIO
A QUESTÃO DO GOSTO
Para Platão, “a beleza é a única idéia que resplandece no mundo” por um lado reconhece o caráter sensível do belo, por outro, afirma a essencial ideal/objetiva = admite-se a existência do “belo em si” independentemente das obras individuais que “devem” se aproximar desse ideal universal.
O BELO E O FEIO
A QUESTÃO DO GOSTO
Para o Classicismo, há dedução de regras para o fazer artístico a partir do belo ideal, fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradáveis, independentemente do sujeito que as percebe. O BELO E O FEIO
A QUESTÃO DO GOSTO
Para os Empiristas, a beleza relativizava-se ao gosto de cada um aquilo que depende do gosto e da opinião pessoal não pode ser discutido racionalmente. O belo, portanto, não está mais no objeto, mas na condição de recepção do sujeito.
O BELO E O FEIO
A QUESTÃO DO GOSTO
Para Kant, “o belo é aquilo que agrada