Planejamento pessoal
Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro há uma série de despesas extras, para as quais você precisa se preparar.
Veja os principais extras dos próximos meses:
Dezembro: natal, ano novo, férias escolares
Janeiro: férias escolares, matrícula escolar, IPTU, IPVA
Fevereiro: carnaval, material e uniforme escolar
Faça as contas, some: de um lado, as despesas estimadas para esses meses - não esqueça de conferir se você terá outras além das listadas acima - considere-as pelo valor total para pagamento à vista; do outro lado, as rendas do mesmo período.
Se você não tem idéia dos valores atuais para essas despesas, pegue as do ano passado e acrescente 10%, que deverá ser o aumento médio desses itens, para este ano.
Não esqueça das despesas normais do dia-a-dia.
O resultado provável é que sobrou despesa, ou faltou renda.
O que fazer?
Orçamento:
Dica: utilize nosso simulador de Orçamento Familiar, você poderá utilizá-lo online ou fazer o download para seu equipamento. • 1º passo: confira: certifique-se que está tudo certo, os itens, os valores. • 2º passo: corte e espiche: veja o que dá para reduzir nessas despesas e também naquelas normais do dia-a-dia, analise a possibilidade de aumentar as rendas. • 3º passo: recalcular. Conseguiu enquadrar suas despesas dentro das receitas? Parabéns, processo terminado.
Sobrou despesa?
Vamos à próxima etapa
Planejamento das alternativas para adequar o fluxo de caixa: • 1ª - Verifique o que pode ser parcelado, sem pagar juros. Utilize preferencialmente esta alternativa para adequar seu fluxo de caixa. Considere a utilização do Cartão de Crédito, apenas para "ganhar" um mês de fôlego. • 2ª - Verifique se dispõe de reservas - aplicações financeiras que podem ser utilizadas. • 3ª - Verifique as taxas de juros embutidas nos financiamentos, compare com os juros que seu banco lhe cobra no Crédito Pessoal, ou no Cheque Especial, evite o financiamento do