Juros simples e compostos
• O que são Juros e como funcionam?
Juros é a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve pagar ao proprietário do capital emprestado. Uma taxa de juro deve remunerar baseada em: o risco agregado no investimento (quanto mais arriscado o investimento deve-se exigir taxas de juros proporcionalmente maiores); as expectativas inflacionárias; a compensação pela não aplicação do dinheiro em outro investimento e os custos administrativos envolvidos na operação.
JUROS COMPOSTOS
Para compreender melhor, primeiro é preciso conhecer a definição de Valor Presente e Valor Futuro.
• Valor Presente(PV)
As operações financeiras estão estruturadas em função do tempo e das taxas de juros. O primeiro passo é deixar o tempo e a taxa em concordância. O valor que deve ser corrigido para então ser resgatado de uma aplicação financeira é chamado de valor Presente (Valor de Origem).
• Valor Futuro(FV)
O Valor Futuro de uma operação financeira é formado pela somatória dos juros ao Valor Presente(PV). Uma vez que o Valor Presente(PV) seja corrigido por uma taxa de juros em função do tempo, ele produzirá um Valor Futuro(FV), composto pelo Valor Presente(PV) mais os juros ocorridos no período.
Definição de Juros Compostos
São os juros de cada periodo somados ao capital,para o calculo de novos juros nos periodos seguintes.Os juros são capitalizados e que consequentemente rendem juros, assim o juros de cada periodo,são calculados sobre o saldo inicial do respectivo periodo.
• Exemplos Numéricos – Juros Compostos
O investidor de exemplo anterior tivesse aplicado $1000,00 no banco,pelo prazo de quatro anos,com uma taxa de juros de 8% ao ano,no regime de juros compostos.O valor do saldo credor desse investidor no banco no final de cada um dos quatros anos da operação.
Tabela de Crescimento de $1.000,00 a juros compostos de 8%a.a
|Ano |Saldo |Juros do ano