Ciencias contabeis
Diversos procedimentos diferentes são realizados pela Sabesp para realizar o tratamento do esgoto.
Reator anaeróbio de fluxo ascendente: tratamento biológico anaeróbio, isto é, sem oxigênio. Microorganismo presentes num manto de lodo fazem a decomposição da matéria orgânica. O reator atua como um filtro passa por debaixo do reator e passa pela camada de lodo a eficiência desse processo atinge 65% a 75% e por isso me feito m tratamento complementar. Esse tratamento é chamado de lagoa facultativa e fato operação e compacto.
Lagoa facultativa: facultativo refere se a mistura de condições aeróbias e anaeróbias um oxigenação e pode chegar ate 3 metros de profundidade. As condições aeróbias são mantidas nas camadas superiores das arvores e as anaeróbias predominam em camadas ao fundo da lagoa. As bactérias que vivem nas lagoas utilizam o oxigênio produzidos pela algas para oxidar a matéria orgânica. Um dos produtos finais desse processo é gás carbônico que é utilizado pelas algas da sua fotossíntese. Esse tratamento reduz grande parte do lodo e é ideal para pequenas cidades situadas no interior dos estados.
Lagoa anaeróbia são lagoas profundas de 3 a 5 metros, para reduzir penetração de luz nas camadas inferiores. Também lançados um grande carga de matéria orgânica para que o oxigênio consumido seja maior que o produzido. O tratamento é divido em 2 etapas na primeira as moléculas da matérias orgânicas são quebradas transformadas em mais estruturas simples e a segunda a matéria orgânica é convertida em metano, gás carbônico e água.
Lagoa aerada: processo necessita de oxigênio e a profundidade das lagoas chegam 2,5 a 4,0 metros. Os aeradores serve para garantir oxigênio no meio e manter os sólidos bem separados dos liquidos.
Baias e valas de infiltração: tratamento complementar que consiste na passagem do esgoto por um filtro estalado no solido