Estoque
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
CUSTO DE ESTOQUE
ALUNO:
RAFAEL BRUNO
DISCIPLINA:
LOGÍSTICA
Salvador
2011
RESUMO
Os estoques são materiais que uma empresa mantém para vender ou para consumir em sua produção. As empresas precisam determinar os níveis de estoques adequados para atender a demanda.
O trabalho tem como objetivo analisar de uma forma geral os custos de estoque. Portanto, sem querer esgotar o assunto, este opúsculo tem como objetivo principal entender um pouco sobre estoques através dos conceitos de logística para o atendimento dos objetivos da organização, a lucratividade.
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
Por estoques, entende-se todo e qualquer depósito de mercadoria ou matéria-prima para produção ou venda em data futura. Na concepção de CORRÊA et all (2000:45), “ estoques são acúmulos de recursos materiais entre fases específicas de processos de transformação”. Logicamente, que a definição retro está voltada muito mais para empresas industriais, onde se concebe a transformação de uma matéria-prima qualquer em um produto, todavia, existem também os estoques de mercadorias para revenda, que também podem ter tratamentos diferenciados.
Algumas das razões da existência dos estoques segundo CORREA et all (2000) são a impossibilidade ou inviabilidade de coordenar suprimento e demanda, quer por incapacidade, pelo alto custo de obtenção ou por restrições tecnológicas; com fins especulativos, pela escassez ou pela oportunidade; com a finalidade de gerenciar incertezas de previsões de suprimento e/ou demanda, na formação de estoque de segurança.
2.0 TIPOS DE ESTOQUE
Os estoques podem ser classificados em diversos tipos, conforme se observa a seguir.
Matéria-prima: esse tipo de estoque requer alguma forma de processamento para ser transformada em produto acabado. A utilização é diretamente proporcional ao volume de produção;
Produtos em processo: em um processo de produção, considera-se produtos