Juros Simples e Composto
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: JUROS SIMPLES X JUROS COMPOSTO
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pos_ADM_SCS 02
Introdução
Ao contratar um empréstimo, realizar compras parceladas, fazer um financiamento imobiliário, utilizar o cheque especial. Em todos esses produtos bancários os juros estão presentes, porém, em muitas as vezes surge a dúvida quais juros são utilizados: juros simples ou compostos.
Justificativa
Entender a diferença entre juros simples e composto e suas vantagens no mundo financeiro.
Desenvolvimento
Juros é uma taxa que se paga, devido ao tempo em que essa pessoa usou do dinheiro de empréstimo. Funciona como uma locação do dinheiro emprestado, portanto, quando houver o pagamento dessa quantia que foi emprestada, será pago o valor que foi pago e mais esse acréscimo. Na matemática financeira é bastante comum o uso de dois “modos” de juros: o simples e o composto. Para diferenciar esses tipos de juros, primeiro é importante saber como funciona o cálculo do seu valor de juros.
Abaixo o detalhamento da fórmula para calculo de juros:
VF = VP (1+ i . n )
VF = Valor Futuro, valor da quantia emprestada mais o valor cobrado de juros.
VP = É o valor inicial, quantia sem o acréscimo do juros.
i = taxa de juros n = é a quantidade de tempo apresentada. Num exemplo simples, foi realizado um empréstimo de uma quantia de 500 reais. Esse empréstimo durou 10 meses a uma taxa de 2% ao mês. Aplicando a fórmula, ficaria:
VF = 500 * ( 1 + 0,02 * 10)
VF = 600
Portanto o valor a ser pago depois de 10 meses será de 600 reais.
A diferença entre os juros simples é aplicada na porcentagem de taxa de juros sobre o valor pego no início do empréstimo. Já os juros compostos se configuram por aplicar essa taxa ao valor inicial somada a ele. Os juros simples são mais vantajosos para empréstimos que sejam com maior duração de tempo.
Juros compostos