Jung e mitologia
Carl Gustv Jung nasceu na Suiça em 26/06/1875. Nascido em uma família que tinha nove sacerdotes (oito tios e um pai), foi introduzido logo cedo na religião.
Ele se relacionava bem com o pai, mas o considerava fraco e sem poder. Seu pai era bondoso, mas passava por momentos de mudanças de humor e irritabilidade.
A mãe de Jung era mais enérgica, sofria de distúrbios emocionais, tinha humor bastante instável, inclusive foi internado no hospital para doentes mentais, em 1878 mesmo ano que seus pais tiveram um tempo separado. Quando menino achava que sua mãe era duas pessoas diferentes que habitavam o mesmo corpo.
Para evitar seus pais e seus constantes problemas conjugais, Jung passava várias horas sozinhas no sótão de sua casa, esculpindo um boneco de madeira, figura a qual podia confiar. Sua irmã, que nasceu quando ele tinha nove anos, teve pouca influência no seu desenvolvimento. O nascimento dela em nada contribui para diminuir sua solidão.
Desconfiado da mãe e desapontado com o pai, Jung sentia-se excluído do mundo exterior. Como fuga, voltou-se para seu inconsciente, para os sonhos, fantasias, no qual se sentia mais seguro. Aos três anos, sonhou que estava em uma caverna. Num outro sonho posterior, viu-se cavando embaixo da superfície da terra, desenterrando ossos de animais pré-históricos. Para Jung, esses sonhos representam a direção de sua abordagem da personalidade humana.
Jung passou sua adolescência convivendo em meio aos conflitos internos religiosos, e encontrou consolo em seus estudos sobre a filosofia.Após terminar a escola, Jung entrou para a Universidade de Basil. Em 1902, formou-se em medicina, com um amplo conhecimento em biologia, zoologia, paleontologia e arqueologia.
Em 1903, Jung casou-se com Emma Rauschenbach, que o ajudou em seu trabalho até vir a falecer, em 1955.Jung acompanhava de perto as publicações de Freud.
Em 1905, Jung tornou-se professor de psiquiatria da Universidade de Zurich, na mesma época em que