Sonho com significado de cobra
Os sonhos não podem utilizar critérios únicos e preestabelecidos, há uma compreensão diante da realidade existencial de cada um. Um mesmo símbolo pode aparecer com significados diferentes conforme a história de cada sonho e de cada sonhador.
Entre os símbolos este trabalho pretende comentar sobre a imagem da cobra que, pela divulgação e popularização da simbologia é bastante divulgado, este tipo de associação costuma ser banalizado pela farta divulgação que nem sempre tem fundamentos científicos confiáveis, as divulgações acontecem de várias maneiras, podendo ser através de revistas e almanaques, levando o seu público aceitarem como definitivas uma única associação, nos meios científicos, muitos analistas ainda seguem uma única interpretação simbólica com fundamento teórico dogmático.
O símbolo da cobra, pode-se ver por meio de quatro exemplos, com interpretações diferentes, portanto com apenas um símbolo pode expressar coisas diferentes. Freud, utilizando o método assocaiacao livre, criou uma forma de interpretação dos sonhos e estabeleceu símbolos de forma universal. Los Sueños(1973). “Entre os símbolos masculinos mais compreensíveis citaremos os répteis e os peixes, mas sobretudo o famoso símbolo da serpente.” (Freud, 1973: 2216). Embora não se pretende tecer comparação entre teorias psicológicas para maior esclarecimento, pode-se usar os primeiros exemplos renomados, em segundo lugar, dois exemplos retirados da prática terapêutica da autora do presente trabalho.
“Um homem moço sonha com uma grande serpente que está guardando um cálice dourado numa gruta subterrânea”(jung, apud Boss 1979: 160).
O paciente de Jung faz uma conexão com uma cobra gigantesca no jardim zoológico; Neste caso, Jung relacionou o sonho à mitologia, onde serpentes e dragões, cavernas e tesouros representam um rito de iniciação para o herói. Torna-se então claro que estamos lidando com uma