departamentalização
CONCEITO: É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Sendo suas formas de departamentalizar:
1Função 2Produto ou serviço 3- Território 4Cliente 5- Processo 6- Projeto 7- Matricial 8- Mista
1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES: agrupa atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, por exemplo. Ocorre em qualquer nível mas é mais comum perto da cúpula.
Vantagens:
• Mantém o poder e o prestígio das funções principais • Cria eficiência através dos princípios da especialização • Centraliza a perícia da organização.
• Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração. • Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas. • Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
Desvantagens:
A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula. Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado. A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude. Muita especialização do trabalho.
2DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO: É feita de acordo com cada um dos produtos ou serviços da empresa
Vantagens:
atenção especificas de produtos ou serviços. A coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor. Pode-se atribuir melhor a responsabilidade quanto ao lucro.
Facilita a coordenação de resultados. Propicia a alocação de capital especializado para cada grupo de produto. Propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade. Desvantagens:
Exige mais pessoal e recursos de material, muitas vezes desnecessária, aumentando os custos.
Pode criar uma situação em que os gerentes de