educação física
Estruturas:
O tecido muscular é formado por inúmeras fibras contráteis que são mantidas unidas por uma bainha de tecido conjuntivo. Envolvendo cada fibra muscular temos uma porção de tecido conjuntivo chamada de endomísio, que se encontra intimamente ligada à membrana da célula muscular (sarcolema). Envolvendo um conjunto de fibras musculares que dão origem ao fascículo ou feixe muscular está a porção de tecido conjuntivo denominada de perimísio. O conjunto de todos estes feixes musculares é o que forma o músculo como um todo e o tecido conjuntivo envolvendo todos os feixes é chamado de epimísio.
Este tecido conjuntivo afunila-se na extremidade do músculo tornando-se mais denso e formando os tendões estruturas que estão fortemente cimentadas (unidas) ao osso (periósteo) e que são capazes de sustentar a grande tensão gerada pelos músculos. Os tendões são estruturas metabolicamente inativas se comparadas ao sistema muscular. Para que aja movimento é necessário que um potencial de ação seja propagado por meio de um neurônio motor até o músculo. O neurônio é uma célula do sistema nervoso que possui um componente e fino que conduz o potencial de ação de uma extremidade até a outra do corpo chamada de axônio, fibras nervosas menores chamadas de dendritos, e um corpo celular.
Este tecido conjuntivo afunila-se na extremidade do músculo tornando-se mais denso e formando os tendões estruturas que estão fortemente cimentadas (unidas) ao osso (periósteo) e que são capazes de sustentar a grande tensão gerada pelos músculos. Os tendões são estruturas metabolicamente inativas se comparadas ao sistema muscular. Para que aja movimento é necessário que um potencial de ação seja propagado por meio de um neurônio motor até o músculo. O neurônio é uma célula do sistema nervoso que possui um componente e fino que conduz o potencial de ação de uma extremidade até a outra do corpo chamada de axônio, fibras nervosas menores chamadas de