estudante
Curso: Técnico em Logística
Julho/2014
O que foi a ditadura?
A ditadura militar no Brasil durou cerca de 20 anos. Iniciou-se com um golpe de estado que tomou lugar no dia 31 de março de 1964, foi marcado por um forte sistema centralista e autoritário, rompendo assim o regime democrático, além da cassação dos direitos de quem se opunha ao regime e a violação de liberdades individuais. O regime se instaurou a partir da alegação de que o presidente João Goulart seria uma “ameaça comunista” e estaria articulando com seus partidários um golpe comunista.
Jornalismo na Ditadura Militar
Principalmente a partir da década de 70 a circulação de jornais no Brasil se intensificou. Começava o tempo da chamada Imprensa (ou Jornalismo) Alternativa. Destacavam-se pelo seu formato diferenciado, em tabloide - que fez com que as primeiras edições se chamassem Imprensa Nanica - e pela oposição à Ditadura Militar. Alternativo pode dizer respeito ao fato de não estar ligado à cultura dominante, mas também está ligado à opção de duas coisas reciprocamente excludentes: a única saída para uma situação difícil e o desejo de protagonizar transformações. Como tudo que acontecia no país estava amordaçado, uma das únicas formas da sociedade tomar conhecimento da realidade do país era por meio da Imprensa Alternativa. A grande imprensa tinha apoiado o movimento de 64, no entanto agora alguns jornais, como o Correio da Manhã, passaram a criticar os aspectos autoritários do Governo. Os periódicos mostravam os crimes da Ditadura, as mortes dos presos políticos, torturas, violação dos direitos humanos, etc. Entretanto, não demorou muito para que a censura começasse a vetar tudo que era contra a "Lei da Segurança Nacional".
Televisão na Ditadura Militar
A censura reprimia qualquer reportagem, ou programa que desagradasse os interesses dos militares. Também havia uma censura econômica, já que o governo era o maior cliente