Jovens administradores
Inicialmente, quero agradecer a todos os alunos que contribuíram para formação competente e democrática dos votados que compõem esta assembleia. Quero agradecer a diretoria pelo auxílio e incentivo a esse projeto. E compartilhar minha imensa satisfação por colaborar na criação do primeiro grêmio estudantil da ETEC Atibaia.
Todos nós sabemos que o grêmio é um instrumento fundamental para o desenvolvimento dos métodos de ensino, pois cria uma relação íntima entre professores e alunos. O Grêmio não é uma organização burocrática ou imposta. A sua criação pressupõe que já exista, no âmbito escolar, espaço e ambientes necessários para o seu acolhimento, ou seja, a vivência de práticas democráticas, o compromisso com uma educação voltada para a construção da cidadania e com a participação e o entendimento de serem os alunos, sujeitos sociais e culturais, que participam do processo educacional... Capazes de tomar iniciativas, de usar conscientemente sua liberdade, de assumir responsavelmente compromissos, que aprendem e se desenvolvem nas relações sociais.
O pressuposto básico é o de que aquilo que os alunos pensam, dizem e fazem é importante tanto para eles, que desenvolvem competências sociais, como para a escola, que avança na vivência de princípios democráticos.
O Grêmio ETEC dará importante contribuição no sentido de proporcionar o envolvimento dos alunos, ajudando-os a pensar a escola em seu conjunto, desenvolvendo lhes o senso de pertence, o compromisso com alguns valores e princípios, bem como a reflexão e posicionamento frente aos problemas da atualidade.
Isso posto, o grêmio recebeu como objetivos principais:
Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos;
Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros; Promover a cooperação entre administradores, funcionários e professores.
Divulgar para os alunos, as normas que regem o Grêmio; As atividades desenvolvidas pela