Jovens administradores
O tema abordado nesse trabalho é, os jovens administradores e o mercado de trabalho.
O administrador tem uma função bastante ampla. Ele cuida desde a parte financeira à estratégia da empresa, pode passar pelo marketing, desenvolvimento e gestão de pessoas. A carreira tem essa diversidade, por isso é muito comum estudar administração de empresas, já que o profissional tem bastante alternativo. No momento em que o jovem não sabe o que vai fazer, na administração ele acaba vendo um pouco de tudo; depois acaba se especializando naquilo que gosta mais.
Ao terminar a universidade o jovem administrador recém-formado está encontrado vários obstáculos para conquistar o emprego de acordo com sua qualificação, entre os fatores mais comuns estão: salários inferiores às habilidades desenvolvidas, número insatisfatório de oportunidades, concorrência acirrada e exigências cada vez mais agressivas do mercado. Sem falar das empresas que preferem optar em ter funcionários sem qualificações profissionais, que tem apenas tempo de experiência na função ou laços de amizade com o proprietário da empresa.
O mercado de trabalho está passando por profundas transformações neste início de século. Cada vez mais profissionais, principalmente no nível executivo, estão se defrontando com novos desafios, tais como globalização, descentralização, downsizing e terceirização. As próprias noções de emprego e trabalho, estão mudando. Nesse sentido, este administrador deverá ter bem claro em sua mente qual o papel do administrador nesta virada de século; que conhecimentos ele deve ter e reciclar para se preparar para esses novos desafios e as habilidades que lhe serão exigidas, num ambiente tão tumultuado e competitivo.
Hoje, portanto, Globalização é um fator condicionante de toda ação administrativa. A evolução tecnológica acelerada é outro fator fundamental para a compreensão das mudanças que estão ocorrendo; além disso, a descentralização dos processos de decisão e ação é uma