jose magnani
Paulistano da Barra Funda, Magnani começou a se interessar pelo ciclismo desde criança, pois seu tio Aldérico Magnani foi ciclista entre 1909 e 1913. Também seus irmãos, Antonio, Archanjo, Américo e Fioravanti Magnani interessaram-se pelo esporte do pedal, e o sobrenome Magnani tornou-se sinônimo de Ciclismo no Brasil da época 2 .
Carreira[editar]
Aos 16 anos, em 28 de abril de 1929, juntamente com seu irmão Antonio Magnani participou da 1ª "Prova Taça Taciano de Oliveira" representando a União Perdizes, conquistando o terceiro lugar, o que lhe valeu classificação para a edição seguinte da mesma prova.[carece de fontes]
Na edição disputada em 9 de junho de 1929 percorreu o percurso Bom Retiro - Freguesia do Ó em 1 hora e 58 minutos, o que lhe valeu a medalha de ouro3
Daí em diante as competições e as primeiras colocações se sucederam até que, em 17 de julho de 1933, o jornal A Gazeta em sua edição esportiva nº339, trouxe em sua página inicial sua foto de página inteira. (17 de julho de 1933) "". A Gazeta.
José Magnani também foi um dos fundadores e presidente da União Ciclística Bandeirante. (8 de fevereiro de 1936) "". Diario da noite. (8 de fevereiro de 1936) "". A Gazeta.
Participação nos Jogos Olímpicos[editar]
Participou da delegação brasileira que foi aos Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Nos treinos classificatórios, a apenas oito dias antes da prova olímpica, José Magnani sofreu um grave acidente causado pela queda de um ciclista da equipe alemã em sua frente. A queda inevitável lhe causou sérios ferimentos no tornozelo, coxa e cotovelo esquerdos, e contusão na clavícula, que o afastaram dos treinos. Porém, em 10 de agosto de 1936, José Magnani disputou a prova dos 100 quilômetros contra 118 ciclistas, representando o Brasil entre as 28 nações participantes, terminando na 39ª colocação, doze minutos após o vencedor4 .
Após os Jogos Olímpicos[editar]
De volta ao Brasil, participou de inúmeras provas nacionais e sulamericanas,