Resenha: jovens na metrópole, josé guilherme cantor magnani
Dentre os termos utilizados para substituir “tribos”, Magnani prefere circuitos, pois engloba os principais elementos desses grupos. Pedaço é onde se faz a sociabilidade, não é um espaço privado e tampouco chega a ser público, como no caso dos Straight Edge a sorveteria Soroko. Manchas são as áreas, ou região, onde se encontram os equipamentos utilizados pelo grupo, no caso das rodas de samba e baladas Black, o centro todo de São Paulo. Já trajetos são os fluxos mais distantes, fora da mancha. Circuito é a prática de alguma coisa em determinada área, ou seja, engloba todas as descrições anteriores, por isso seria mais adequado.
A primeira tribo elucidada são os straight edge, pouco conhecidos pela população em geral e estudados por Bruna Mantese de Souza. Os straigh Edges são adeptos do movimento punk que não usam drogas, lícitas ou ilícitas, alegando maior facilidade para lutar por suas causas quando não estão sob efeito das mesmas e são, em sua maioria, vegans por usa visão de igualdade entre homens e animais.
Por esses ideais é difícil achar um lugar exclusivamente straight edge, eles dividem os lugares freqüentados com outros grupos, como vegetarianos e os próprios punks, porém um ponto foi definido como principal ponto de encontro: a sorveteria Soroko na Rua Augusta, por ser próximo dos locais preferidos para viver dos adeptos desse movimento e por servir sorvetes vegans a preços acessíveis. A região também é muito freqüentada por vários outros tipos de públicos como homossexuais, amantes do cinema e das artes, freqüentadores dos clubes noturnos voltados ao sexo do local, entre outros.
Mesmo havendo problemas